FANDOM



Jurassic Park Editar

Enredo Editar

Jurassic Park, foi o primeiro filme da Franquia, filmado em 92, e lançado em 93, foi um filme focado em dinossauros. O Parque fica localizado na Isla Nublar, próximo a Costa Rica. O paleontólogo Dr. Alan Grant (Sam Neill), e sua namorada, também paleontóloga Dra. Ellie Sattler (Laura Dern), foram convidados pelo Milionário, empresário, John Hammond (Richard Attenborough), também o Matemático e cientísta Iam Malcom e o Advogado, também seus Netos Tim e Lex Murphy, a passar 2 dias no seu parque, onde os dinossauros ganham vida. Esse poder veio graças ao DNA de dinossauros encontrados no âmbar, que é um cera, em que mosquitos vividos na era de dinossauros, picavam os mesmos, e ficavam presos em um tipo de cera. O programador-chefe do parque, Dennis Nedry, está em serviço, a uma empresa, rival da InGen, para roubar os embriões dos Dinossauros, nesse roubo, Dennis, desativa o sistema de segurança, permitindo que os Dinossauros saiam de suas jaulas, um deles é o T-Rex, que após sair de sua jaula, ataca os carros em que as crianças, e Donnald Gennaro estavam, Iam e Alan, tentam salva-las, mas ao invés disso, o Dinossauro, acaba ferindo Iam, e matando Donald, sacodindo-o até a morte. Grant consegue salvar a si e as crianças graças ao seu conhecimento quanto às limitações visuais do T. Rex. Enquanto isso, Nedry, a caminho das docas da ilha, bate seu jipe e encontra um Dilofossauro, que cospe veneno em seus olhos, cegando-o, e depois o ataca.

Com Nedry morto, o sistema de segurança não pode ser religado. Ellie e Muldoon tentam encontrar sobreviventes, conseguindo apenas encontrar Malcolm, ainda vivo. Enquanto tentam encontrar Grant e as crianças dentro da selva, Ian percebe que o Tiranossauro ainda está por perto, e quando o animal aparece, eles fogem rapidamente em um jipe. Incapaz de decifrar o código de Nedry para reativar as cercas de segurança, Arnold recomenda uma reinicialização total dos sistemas do parque. Ele, juntamente com Ellie, Hammond, Muldoon e Malcolm, desliga a energia do parque e vai para o abrigo de segurança, de onde poderá reiniciar todos os sistemas, mas, como ele não volta, Muldoon e Ellie se dirigem ao abrigo. Ao mesmo tempo, Grant e as crianças descobrem um ninho de Velociraptor cheio de ovos quebrados, indicando que os dinossauros estão procriando por conta própria, o que Hammond julgava ter impossibilitado. Enquanto Muldoon e Ellie seguem para o abrigo de manutenção, Muldoon percebe que eles estão sendo caçados por três Velociraptores. Ellie chega ao abrigo em segurança e reinicia os sistemas do parque, porém ,em seguida, descobre os restos de Arnold e também é atacada por um raptor, mas consegue escapar. Ao mesmo tempo, Tim, Lex e Grant escalam uma cerca eletrificada para fora da zona dos animais no parque e Tim quase é morto quando a eletricidade é reativada. Mas quando Muldoon tenta atirar em um dos raptores, é morto por outro que estava ao seu lado.

Grant e as crianças dirigem-se para o centro de visitantes, onde Grant deixa as crianças sozinhas na cozinha. Enquanto ele se reúne com Ellie, as crianças escapam de dois raptores na cozinha antes de se encontrarem com Grant e Ellie. Lex consegue reativar os sistemas de segurança do parque e o da sala de controle, e Grant avisa a Hammond e o diz para chamar o resgate, mas os dois raptores encontram o grupo e os atacam. O grupo foge pelas aberturas, mas são encurralados pelos raptores na saída. Quando os raptores se preparam para atacar, o Tiranossauro aparece no salão principal, mata os raptores, e solta um grande rugido. Assim, o quarteto escapa e é resgatado por umhelicóptero. Enquanto todos estão voando para fora da ilha, Grant observa um bando de aves — descendentes diretas dos dinossauros — voando sobre o mar, e sorri para si mesmo.

Personagens Editar

  • Sam Neill interpreta Alan Grant, um paleontólogo que no início do filme trabalha em escavações num deserto de Montana. Ele não gosta de crianças, em particular, mas protege os netos de Hammond no decorrer da história. Neill foi a primeira escolha de Spielberg para o papel, mas ele não aceitou porque estava ocupado na época. Spielberg então convidou o ator William Hurt, mas ele recusou sem nem mesmo ler o roteiro, e até mesmo Harrison Ford não aceitou a proposta.[4]
  • Laura Dern interpreta Ellie Sattler, uma paleobotânica e aluna graduada de Grant.
  • Jeff Goldblum interpreta Ian Malcolm, um matemático e teórico do caos.
  • Richard Attenborough interpreta John Hammond, o bilionário, diretor executivo da InGen e criador do Jurassic Park.
  • Ariana Richards interpreta Lex Murphy, neta de Hammond. Cria laços com Grant durante o decorrer da história.
  • Joseph Mazzello interpreta Tim Murphy, irmão mais novo de Lex. Também cria laços com Grant.
  • Wayne Knight interpreta Dennis Nedry, o insatisfeito controlador de sistemas do Jurassic Park. Na verdade é um espião da BioSyn.
  • Bob Peck interpreta Robert Muldoon, o guarda-florestal do parque.
  • Martin Ferrero interpreta Donald Gennaro, um advogado que representa os investidores de Hammond.
  • Samuel L. Jackson interpreta Ray Arnold, o engenherio-chefe do parque e responsável por desligar a energia do parque para reiniciar o sistema bloqueado por Nedry, liberando os raptores de suas instalações.
  • B.D. Wong interpreta Henry Wu, o geneticista-chefe do parque e responsável para que os exemplares geneticamente modificados sejam devidamente registrados.
  • Cameron Thor interpreta Lewis Dodgson, gerente da empresa rival da InGen, que forneceu a Nedry um recipiente onde ele guardaria os embriões roubados.
  • Gerald R. Molen interpreta Gerry Harding, o veterinário do parque.

Bastidores (Fonte Wikipédia) Editar

Desenvolvimento Editar

Michael Crichton concebeu originalmente um roteiro sobre um estudante graduado que recria um dinossauro, ele continuou lutando com sua fascinação por dinossauros e clonagem até que começou a escrever o romance Jurassic Park. Antes mesmo de ser publicado, Spielberg ficou sabendo do romance em outubro de 1989 enquanto ele e Crichton estavam discutindo um roteiro que se tornaria a série de televisão ER. Antes de publicar o livro, Crichton exigiu uma remuneração de US$ 1,5 milhões além de uma porcentagem substancial da receita bruta. Tim Burton e Warner Bros., Richard Donner e Sony Pictures Entertainment, e Joe Dante e 20th Century Fox tentaram obter os direitos; mas no final a Universal adquiriu-os para Spielberg em maio de 1990. A Universal pagou ao autor um adicional de US$ 500.000 para ele adaptar seu próprio romance, que ficou pronto no momento em que Spielberg filmava Hook. Crichton observou que, como o livro foi "bastante longo" seu roteiro tinha apenas cerca de 10 a 20 por cento do conteúdo do romance, muitas cenas foram retiradas por razões práticas e orçamentais. Depois de concluir Hook, Spielberg queria filmar A Lista de Schindler. O presidente Sid Sheinberg da então Music Corporation of America deu sinal verde para o filme com uma condição: que Spielberg fizesse Jurassic Park primeiro. Depois Spielberg disse: "Ele sabia que quando eu tivesse dirigido Schindler não seria capaz de fazer Jurassic Park.".

Efeitos Especiais Editar

Spielberg contratou Stan Winston para criar os dinossauros animatrônicos, Phil Tippett para criar dinossauros em go motion para long shots, Michael Lantieri para supervisionar a interação desses elementos com atores e cenários, e Dennis Muren para fazer a composição digital. O paleontólogo Jack Horner supervisionou os modelos, para realizar o desejo de Spielberg de retratar os animais mais como dinossauros do que monstros. Horner descartou um animatic de Thippet em que os raptores colocavam a língua para fora, queixando-se: "Não! Eles nunca poderiam fazer isso." Aceitando o conselho de Horner, Spielberg insistiu que Tippet tirasse a língua.

Dinossauros (fonte Wikipédia) Editar

Apesar de o título do filme se referir ao período Jurássico, a maioria dos dinossauros que aparecem nele pertenciam ao Cretáceo. O roteiro reconhece isso quando o Dr. Grant descreve a ferocidade do Velociraptor a um garoto, dizendo: "Tente se imaginar no período Cretáceo..."

  • Tiranossauro é o principal antagonista do filme, e de acordo com Spielberg, foi a razão pela qual ele reescreveu o final, por medo de o público se decepcionar. Antes, um final muito menos surpreendente foi escrito, onde um dos raptores foi morto a tiros e o outro pela queda de um fóssil. O suporte animatrônico criado por Winston pesava 13000 quilos, e media 12 metros de comprimento. O paleontólogo Jack Horner disse que ao estar perto deste suporte, foi "o mais próximo que eu já estive de um dinossauro vivo". O sistema de visão do T. Rex foi representado com base em movimentos, ele só enxerga o que se move. Seu rugido é representado pelo som de um filhote de elefante misturado com um tigre e um jacaré, e sua respiração é um golpe de uma baleia. O som de um cão brincando com uma corda foi usado para representar o ruído do Tiranossauro atacando o Galimimo.
  • Velociraptor também tem um papel importante e é retratado como antagonista secundário do filme, depois do Tiranossauro. A descrição do animal não foi baseada no gênero de dinossauro em questão (que em si era significativamente menor), e sim no Deinonico, que já foi chamado de Velociraptor antirrhopus por alguns cientistas. Pouco antes do lançamento do filme, foi descoberta uma espécie parecida com os raptores do filme, denomida Utahraptor, e Stan Winston brincou: "Nós o fizemos, e eles o descobriram." Os velociraptores que atacam Robert Muldoon, eram dublês vestidos de dinossauros. Gritos de um golfinho, berros de uma morsa, assobios de umganso e gruidae foram utilizados para reproduzir o som dos raptores. Segundo descobertas feitas após o lançamento do filme, a maioria dos paleontólogos concluíram que dromeossauros como o velociraptor e o deinonico tiveram penas.
  • Dilofossauro foi criado com dimensões menores, no que diz respeito ao seu tamanho real, para evitar que o público o confundisse com os raptores.  Além disso, sua capacidade de cuspir veneno, retratada no filme, é fictícia. Seus sons foram feitos através da combinação de um cisne, um gavião, um alouatta e uma cascavel.
  • Braquiossauro é o primeiro dinossauro visto pelos visitantes do parque. É erroneamente descrito como um animal que mastiga seu alimento e se apóia nas patas traseiras para alcançar os galhos mais altos das árvores. Apesar das evidências científicas de terem capacidades vocais limitadas, o designer de som Gary Rydstrom decidiu misturar o som causado pelo canto das baleias com o de um asnopara trazer, em suas próprias palavras, uma sensação melódica de admiração.
  • Tricerátops é mostrado quando Alan encontra uma fêmea doente durante o passeio. Sua aparência foi um pesadelo para Stan Winston, quando Spielberg pediu para filmar o animatrônico da criatura antes do esperado. Winston também criou um filhote de Tricerátops para Ariana Richards, mas a cena foi cortada do filme por razões práticas.
  • Galimimo é apresentado apenas em uma cena onde um bando deles fogem de um Tiranossauro, e um deles é morto.
  • Parassaurolofo aparece em segundo plano durante o primeiro encontro do grupo com o Braquiossauro.
  • Proceratossauro, o Estegossauro e o Metriacantossauro não aparecem no filme, mas sugere-se que são parte das atrações do parque, pois seus nomes estão nos tubos de armazenagem de embriões quando Nedry rouba algumas amostras.

Marketing Editar

A Universal gastou US$ 65 milhões na campanha de marketing para o Jurassic Park, fazendo acordos com cem empresas para comercializar 1000 produtos. Esses incluíramtrês jogos eletrônicos desenvolvidos pelas empresas Sega e Ocean Software, uma linha de brinquedos Kenner que foi distribuída pela Hasbro, e uma romantizaçãovoltada para as crianças. A trilha sonora lançada incluía material inédito. Os trailers divulgados do filme davam apenas uma noção fugaz de dinossauros, uma tática que o jornalista Josh Horowitz descreveu como "aquele velho costume de Spierlberg de nunca revelar muito" quando Spielberg e o diretor Michael Bay fizeram o mesmo para a produção de Transformers em 2007. O filme foi comercializado com a tagline "Uma aventura que levou 65 milhões de anos para ficar pronta.''

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.